Símbolos e Títulos

Ministro

manopáti máti - olho do caminho

 manopáti máti ou Olho do Caminho (esq.) é o simbolo supremo portado pelo Ministro e passado a todos os sócios presentes nas Assembleias Anuais para que confiram o estado do objeto na cerimônia de abertura, onde cada sócio recebe o símbolo em suas mãos ao dizer o Código Ternário e passa adiante, até que este volte ao poder do Ministro que em seguida abre a Assembleia.

O Ministro tem o título de diligência, mediação e organização das atividades da SSE e sua ordenança dura 5 anos, onde ele deve usar todos os dias o manopáti máti, mesmo que o símbolo não esteja à vista.

stikbá é uma vestimenta azul marinho feita de linho, recheada de lã de carneiro costurada em fio de cobre e revistida por cetim. Pesa cerca de 4 quilos e só deve ser usada em Reuniões oficiais como Assembleias Gerais e Anuais, ou em Encontros Duplos.

 Anel de Ministro da SSE

 O Anel de Ministro da SSE é duplo e giratório, feito de ouro branco maciço e com duas serpentes ligadas pela língua. Este anel permanece com o Ministro, mesmo quando este deixa sua titularidade e passa a ser Delegado e depois sócio, e ao contrário do Anel comum (abaixo), este é enterrado junto do Ministro e não pode ser tocado pelo sócio que fizer a Promessa Frontída.

Sócio e Delegados

O Anel de Ordenança é atribuído a todos os sócios da SSE e de uso obrigatório em qualquer ocasião, inclusive no enterro do sócio portador, onde segue a Cerimônia de Destituição e o Ministro escolhe o sócio que irá fazer a Promessa Frontída à família.